sexta-feira, 20 de abril de 2012

Inter avança à fase mata-mata da Libertadores


O Internacional não evitou a derrota de 1 a 0 para o Juan Aurich na noite desta quinta-feira, em Chiclayo, no Peru, mas obteve a vaga às oitavas de final da Libertadores da América ao garantir a segunda posição do Grupo 1, com oito pontos. O time colorado superou o The Strongest, da Bolívia, que foi derrotado pelo Santos e acabou na terceira colocação, com um ponto a menos do que o Campeão de Tudo.
Na próxima fase da competição continental, o Inter enfrentará o Fluminense, com o primeiro jogo sendo disputado no Beira-Rio e o segundo no Rio de Janeiro. As datas ainda serão confirmadas pela Conmebol. Neste domingo (22/4), o desafio é diante do Veranópolis, no Gigante, pela semifinal do returno do Gauchão.

Inter, de Tinga, encontrou dificuldade contra o Juan Aurich, no Peru
Piso artificialAlém do Juan Aurich, o Inter teve que lidar com outro adversário no Estádio Elías Aguirre: o precário gramado artificial. Todos os jogadores utilizaram chuteiras society, sem travas, na busca pela melhor adaptação ao piso sintético. Para complicar, o vento soprava insistentemente e tornava a bola ainda mais instável em Chiclayo.
D'Ale reforça o timeO time que foi a campo não teve novidades. D'Alessandro foi aproveitado desde o início, enquanto Guiñazu ficou no banco de reservas. Dagoberto, lesionado, e Rodrigo Moledo, suspenso, foram os desfalques. Isso sem contar o meia Oscar, que envolvido em um imbróglio judicial, está impedido de atuar. O Inter começou a partida com Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro Silva, Tinga, D'Alessandro e Dátolo; Gilberto e Leandro Damião.
Pênaltis não marcadosDesde os primeiros minutos ficou claro que o ritmo do jogo seria acelerado, muito em função da condição do gramado, que deixava a bola mais veloz e difícil de ser dominada. Aos 3min, Leandro Damião experimentou o chute de longe, mas o goleiro Penny estava atento e fez a defesa com tranquilidade. Aos 7min, D'Alessandrou alçou a bola para a área e Bolívar cabeceou para fora. O detalhe é que o zagueiro foi desequilibrado pelo seu marcador na hora da conclusão, mas o árbitro preferiu não marcar o pênalti.
O time peruano abusava das faltas, muitas delas duras, como a sofrida aos 12min por D'Alessandro que resultou em cartão amarelo para Molina. Aos 13min, mais um pênalti foi ignorado pela arbitragem venezuelana: Damião foi derrubado por Guadalupe na área e nada foi marcado. Na jogada seguinte, no primeiro ataque do Juan Aurich na partida, Terrada desviou de cabeça e abriu o placar para o time da casa.
Dificuldades em ChiclayoA falta de adaptação ao gramado prejudicava, e muito, o toque de bola do time colorado, que errava passes em demasia. Apesar disso, era o time de Dorival Júnior que tomava a iniciativa e tinha maior presença no campo ofensivo. Aos 19min, Gilberto conseguiu escapar da marcação, invadiu a área, mas chutou sem força, fácil para defesa do goleiro. Aos 26min, D'Alessandro cobrou falta e Penny defendeu no centro do gol. Um minuto depois, Dátolo bateu escanteio e Índio quase marcou em uma cabeçada que passou muito próxima ao ângulo esquerdo. Aos 28min, D'Ale chutou rasteiro e Penny ficou com a bola.
O Juan Aurich, por sua vez, apostou nos contra-ataques, mas pouco criou no primeiro tempo. Aos 43min, Chiroque desviou de primeira um cruzamento da direita e Muriel defendeu com segurança.
Muita luta, poucas chancesO panorama da partida seguiu o mesmo na etapa final, com o Inter pressionando mas sem conseguir boas finalizações. O Juan Aurich jogava perigosamente no contra-ataque. Logo aos 45seg da etapa final, Valencia arriscou de longe e Muriel se esticou todo para fazer a defesa. Aos 7min, a defesa peruana afastou parcialmente, D'Alessandro chutou de primeira e a bola saiu ao lado da trave esquerda. A resposta do Juan Aurich veio aos 10min, em um chute cruzado de Zúñiga que também passou muito próximo ao canto esquerdo.

Dátolo em ação na partida disputada no Estádio Elías Aguirre
Aos 19min, Jô foi para o jogo no lugar de Dátolo. Aos 21min, Muriel teve que afastar a bola de soco para escanteio, já que Tejada tentava a conclusão. Aos 25min, Jô girou no interior da área e chutou fraco para defesa de Penny. Aos 27min, Cueto quase ampliou em uma cobrança de falta. Aos 30min, Tejada concluiu de bicicleta e Muriel fez boa defesa.
Aos 33min, Damião teve boa chance de igualar o placar: o atacante recebeu passe de Jô na entrada da área e chutou para a defesa de Penny. Aos 35min, Nei buscou o canto esquerdo em uma cobrança de falta, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 38min, em uma escapada em alta velocidade do time peruano, Rojas arriscou de fora da área e Muriel espalmou para fora
No finalzinho da partida, aos 42min, o Inter teve a melhor chance na partida: Jajá acionou Jô no interior da grande área e o atacante chutou cruzado para defesa salvadora de Penny. Quase o empate! Aos 45min, Tejada teve a chance de ampliar, mas Muriel impediu com grande defesa.
Com o apito final em Chiclayo, o Inter voltou as suas atenções para o resultado do confronto entre Santos e The Strongest, que se enfrentavam na Vila Belmiro. Como o time boliviano não pontuou (foi derrotado por 2 a 0), o Colorado garantiu a classificação na maior competição do continente.
"Agora vamos nos remobilizar e buscar a vitória sobre o Fluminense", projetou o vice-presidente de futebol Luís Anápio Gomes.
"Temos plenas chances de passar pelo Fluminense. Agora começa um novo campeonato para o Inter", disse o presidente Giovanni Luigi.
"Acho que todos os jogos são dificílimos e vamos trabalhar forte em busca do objetivo que é conquistar o título", afirmou Índio
"Temos que ficar atentos, trabalhar bastante. Esse time tá acostumado a jogar Libertadores, tem muita raça, mas hoje não fizemos um bom jogo. Agora é trabalhar pra buscar melhores resultados", falou Muriel.
"Foi um jogo complicado, como costuma ser na Libertadores. Tentamos impor o nosso jogo, mas não conseguimos. Mas o importante foi que conseguimos a classificação", avaliou o técnico Dorival Júnior.
Juan Aurich (1): Penny; Guadalupe, Minaya, Fleitas, Quina; Rojas, Molina (Valencia), Cueto, Chiroque; Zuriga (Kahn) e Tejada. Técnico: Diego Umaña.
Internacional (0): Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro Silva, Tinga (João Paulo), Dátolo (Jô) e D’Alessandro; Gilberto (Jajá) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Gol: Tejada (JA), aos 14 min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Molina, Rojas, Penny (JA), Tinga, D'Alessandro, Kleber, Índio (I).
Arbitragem: Marlon Escalante, auxiliado por Jorge Urrego e Elbis Gomez (trio venezuelano).
Local: Elías Aguirre, Chiclayo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário