sexta-feira, 2 de março de 2012

Inter marca reunião para definir cronograma e retomada de obras Nota da AG diminui tensão, Luigi segue cauteloso e prefere esperar formalização


Presidente Giovanni Luigi Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Luigi mantém o semblante tenso apesar da nota da
AG (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
A nota divulgada pela Andrade Gutierrez nesta sexta-feira encheu o Beira-Rio de esperanças. Uma reunião marcada para segunda-feira deve definir o cronograma de obras. Otimista, o vice de futebol e presidente da comissão de obras Luís Anápio Gomes aposta que as obras serão retomadas na próxima semana. No entanto, o desgastante processo envolvendo a assinatura com a construtora deixou o presidente Giovanni Luigi ressabiado. O mandatário colorado espera a assinatura dos papéis para comemorar.

Logo após a divulgação da nota da AG, afirmando ter conseguido as garantias para o BNDES, Luigi recebeu um contato telefônico da construtora com a confirmação. Com semblante sério, o dirigente deixou a sala da presidência às 17h30min. Não exibia alívio com a nova informação. Pelo contrário, estava visivelmente tenso por causa do estresse gerado pela dificuldades nas negociações.

- Houve um contato telefônico da construtora. A gente vê com bons olhos, mas vamos aguardar. Ainda preciso ver os documentos. Esse ano todo foi muito desgastante. Precisamos ter realmente a confirmação da empresa – afirmou, na porta da sala da presidência, antes de deixar o estádio.

Luís Anápio aposta em obras na próxima semana

Já Luís Anápio foi bem mais otimista. Falou em “virada de página” e já aposta em retomada de obras na próxima semana.

- É uma sinalização muito boa, tendência positiva. O início das obras deve ser semana que vem. Segunda-feira tem reunião de cronograma de obras - frisou. - Virou essa página - sorriu.

Na segunda-feira haverá reunião entre Inter e engenheiros da Andrade Gutierrez. De acordo com Luís Anápio, a assinatura de contrato está próxima de ser finalizada.

- Isso leva ainda uns poucos dias. Essa formatação legal tem que ser feita – finalizou.

Dorival fala em 'mágica' para bater maratona e sugere seis jogos ao mês Apesar do discurso de protesto, técnico do Inter já passou por sequência semelhante à que terá em março e saiu-se com bons números


A primeira sexta-feira de março marca o fim da última semana livre de treinamentos para Dorival Júnior no Inter. Pelo menos até o dia 28 de março, data final da maratona deste mês. Entre Gauchão e Libertadores, serão oito jogos em 25 dias. Em discurso resignado, o técnico dá de ombros e só pensa numa solução para manter o nível diante de poucas datas para treinos: apelar para o sobrenatural.
- Não existe outra condição, só mágica mesmo - brinca, para depois protestar: - Impossível manter o mesmo nível. A sequência de jogos penaliza. Estamos correndo sérios riscos. É impossível que seja mantida uma regularidade. Fica difícil competir, é um absurdo.

Prestes a encarar oito partidas em sequência, Dorival sugere um número ideal de jogos por mês:
- Seis jogos mensais seria excelente para todos. Daria um respiro até para a torcida se programar para os jogos. O numero de lesões diminuiria, teríamos mais tempo para treinos. Mas não se pensa em nada disso.
Desde 18/01, o Inter disputou 12 partidas. Só em 25 dias de março, vai entrar em campo oito vezes, entre Libertadores e Gauchão
Reclamação à parte, a história mostra que Dorival consegue passar com significativo sucesso nesse tipo de prova de fogo. Maratona semelhante à que vai enfrentar em março Dorival encarou logo em sua chegada. A partir de sua estreia, diante do Botafogo, em 17 de agosto, enfileirou oito partidas em 25 dias, exatamente como ocorrerá daqui em diante. O saldo foi positivo: quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota - para o Grêmio, logo após a ressaca do título da Recopa.
Dorival Júnior no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Dorival Júnior mostra preocupação com maratona no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Entre reclamações, Dorival também encontra espaço para lamentar. Sobretudo, a respeito da eliminação precoce no primeiro turno do Gauchão. Afinal, garantir a Taça Piratini significaria cavar espaço na final do Estadual por antecipação e, assim, conseguir direcionar esforços apenas para a Libertadores durante a Taça Farroupilha.
Estamos correndo sérios riscos.
É impossível que seja mantida uma regularidade"
Dorival Júnior
Preocupado em melhorar a campanha no Gauchão, Dorival pretende escalar seus titulares "até quando for possível", optando pelos reservas quando a necessidade clamar.
- Temos que acompanhar os jogos para que possamos ter uma ideia maior, fazer uma seleção um pouco mais forte de quem precisar ser preservado - antecipa.

O Inter só conseguiu "folgar" este ano após a eliminação para o Grêmio, nas quartas de final da Taça Piratini. Os 12 jogos da temporada até agora foram com intervalos de três ou quatro dias, sem semanas inteiras para treinos. A saída para evitar o desgaste foi usar time reserva ou equipe B, expediente recorrente em cinco oportunidades.
Maratona de março:
03/03 - Inter x Ypiranga (Gauchão)
07/03 - Santos x Inter (Libertadores)
11/03 - Santa Cruz x Inter (Gauchão)
13/03 - Inter x The Strongest (Libertadores)
18/03 - Inter x Juventude (Gauchão)
21/03 - The Strongest x Inter (Libertadores)
25/03 - Inter x São José-POA (Gauchão)
28/03 - Lajeadense x Inter (Gauchão)

1ª maratona de Dorival:
11/09 - Palmeiras 0 X 3 Inter
07/09 - Inter 4 X 2 América-MG
04/09 - Ceará 1 X 1 Inter
31/08 - Inter 3 X 3 Santos
28/08 - Grêmio 2 X 1 Inte
24/08 - Inter 3 X 1 Independiente
21/08 - Inter 2 X 2 Flamengo
17/08 - Inter 1 X 0 Botafogo

Visando duelo com Santos, Dorival parte em busca do ‘verdadeiro Inter’ Treinador ficou contente com o “treino pegado” realizado na quinta


Dorival Júnior no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Dorival Júnior no Beira-Rio
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
A derrota por 2 a 1 no clássico segue repercutindo no Beira-Rio, mesmo que não tão explicitamente. Ao mesmo tempo em que a desclassificação incômoda nas quartas de final da Taça Piratini causou uma frustração e até certa desconfiança, também serviu de alerta para Dorival Júnior, que parte em busca do “verdadeiro Inter”. E o comandante tem uma certeza: não é o do Gre-Nal.
O treino com “cara de Libertadores”, realizado nesta quinta-feira serviu de alento para Dorival. Ao final da atividade, o treinador não escondeu a satisfação. Pouco importa se houve jogadas ríspidas, força extra na marcação ou o mal-entendido entre Tinga e Bolatti. O comandante voltou a sentir o clima da competição sul-americana.
- O verdadeiro Inter. Isso aí vinha faltando principalmente na última semana. Voltamos a ser o mesmo Inter vibrante. É esse espírito necessário para ter uma equipe forte - frisou.

AG afirma ter obtido garantias para retomada das obras do Beira-Rio Em nota oficial, construtora diz que 'identificou os mecanismos financeiros' necessários para o projeto de reforma do estádio do Inter


reforma Beira-Rio Internacional obras (Foto:  Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)Obras do Beira-Rio estão paradas há mais de 250
dias (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
A Andrade Gutierrez divulgou nesta sexta-feira uma nota oficial explicando que encontrou os "mecanismos financeiros" necessários para a liberação do empréstimo junto ao BNDES. O comunicado, no entanto, não cita o Banrisul, que vinha sendo a instituição financeira procurada pela empresa para o repasse da verba.

O banco informa que ainda não recebeu uma posição da construtora. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no entanto, afirmou que a construtora deve apresentar as garantias ao Banrisul ainda nesta sexta-feira.

- Ainda não está fechada (a negociação), porque o Banrisul precisa analisar com toda a cautela - avisou.
A Andrade Gutierrez garante a realização da Copa de 2014 no Estádio Beira-Rio e estipula para "breve" a definição da data de assinatura do contrato com o Inter, bem como o cronograma das obras, que estão paralisadas há mais de 250 dias.

Embora reiterando otimismo no acerto, o presidente Giovanni Luigi foi econômico ao analisar a nota da construtora. Ainda está na expectativa pela confirmação oficial do fim do imbróglio.
- A nossa posição é de otimismo, mas precisamos do contrato assinado - afirmou. - Não temos nenhum contato com o Banrisul, a responsabilidade é da Andrade Gutierrez de apresentar as garantias.
Confira a nota abaixo:
Nota à imprensa
A Construtora Andrade Gutierrez confirma que identificou os mecanismos financeiros adequados para o Plano de Garantias perante o BNDES e os agentes financeiros repassadores dos recursos ProCopa.
Estas garantias formais, necessárias para o projeto de reforma e modernização do Estádio Gigante da Beira-Rio, asseguram a execução das obras em tempo hábil para que o estádio sedie jogos da Copa do Mundo de 2014, entregando à torcida colorada, a todo o povo gaúcho e a todos os brasileiros que se encantam com o futebol um projeto digno de seus anseios e expectativas.
Em breve, será definida e informada a data de assinatura do contrato com o S.C. Internacional, bem como o cronograma de obras.
Por que a AG? Por que a demora?
A parceria entrou na vida do Inter devido a uma exigência da Fifa, que pede garantias financeiras de que os estádios-sedes do Mundial terão suas obras concluídas. O clube, que havia começado as obras com recursos próprios, não conseguiu essas garantias com bancos. A direção, então, alinhavou uma aproximação com uma empreiteira, que teoricamente teria acesso facilitado a linhas de financiamento do BNDES. O contrato foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube em dezembro.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Após pressão de Dilma, Inter espera definição com AG até sexta-feira Clube gaúcho se apoia em pressão do governo em cima da empreiteira


giovanni luigi reforma beira-rio inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Luigi mantém otimismo com fim do impasse
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Não houve avanços significativos na reunião entre Andrade Gutierrez e Banrisul, em encontro realizado na sede do banco, em Porto Alegre, no final da tarde desta quarta-feira. Mesmo assim, há no Beira-Rio um sentimento de que o acerto esteja finalmente bem encaminhado.

Ultimamente tão receoso por prazos, o presidente Giovanni Luigi deixou escapar uma nova previsão pela definição. Espera que até sexta-feira Andrade Gutierrez e banco se acertem para que o Inter possa efetivamente assinar o contrato com a construtora, o que resultaria em um retorno de operários e máquinas ao estádio.

- Entendo que nas próximas 24, 48 horas, teremos posição final sobre esse assunto - comentou Luigi, no início da noite desta quarta-feira. - Ou dá ou desce - acrescentou logo depois da coletiva, se referindo à construtora.
  •  
Na próximas 24, 48 horas,
teremos posição final"
Giovanni Luigi
Como ponto a favor, o clube gaúcho tem um forte aliado nessa rusga: a presidente Dilma Rousseff. Em contato com a Rádio Gaúcha, a jornalista Carolina Bahia relatou uma frase forte, feita por um interlocutor de Dilma.

- É o meu clube, é o meu Estado. Não há hipótese nenhuma da empresa sair - contou a jornalista.

Até então, o Inter não trabalha com plano B, uma possível troca de construtora. Está focado apenas na Andrade Gutierrez.

- Não existe plano B. O Inter pensaria nisso somente após uma negativa ou pronunciamento oficial da empresa - contou Humberto Busnello, da Comissão de Obras do Conselho Deliberativo.

Clube vive "incomodação generalizada"

Além de conselheiro do clube, Busnello conta com a experiência de ser dono de empreiteira. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, disse que a resolução do imbróglio está nas mãos da Andrade Gutierrez. E também acha que a questão de lucro não é o que esteja barrando o acerto.

- Que é lucrativo é. Ninguém vai discutir uma proposta para ter prejuízo. Mas isso já foi assinado, já passou dessa fase. A gente espera que a empresa cumpra o que foi combinado na proposta para viabilizar o contrato. Não depende do Inter, apenas da empresa - acrescentou.
Sandro Farias, líder do movimento Convergência Colorada (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Sandro Farias é líder do movimento Convergência
Colorada (Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Líder do grupo Convergência Colorada, Sandro Farias tem o mesmo pensamento: aguarda pela definição da AG. Está otimista em relação a isso. Por outro lado, admite que há uma “incomodação”, uma tensão entre todos no Inter.

- A posição é a de encerramento desse processo. O Inter se movimentou todo para isso. O clube está todo de alerta. Há uma incomodação generalizada – afirmou.
Novas reuniões entre Andrade Gutierrez e Banrisul deverão ser realizadas até sexta-feira, quando todos esperam por uma resposta definitiva. É como Luigi se refere: “ou dá, ou desce”.

Sandro Silva valoriza oportunidade e se vê candidato à titularidade Jogador terá as concorrências de Tinga e Guiñazu, que se recuperam de lesão


Sandro Silva não lamentou derrota no Gre-Nal (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Sandro Silva ganhou espaço como volante
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Sandro Silva ganhou espaço no time do Inter. Tem atuado na função preferencial: a de volante. Passa por um tipo de titularidade temporária, já que Guiñazu e Tinga estão fora do time. No entanto, confia que poderá ser mantido entre os 11. Desde que “mantenha a regularidade”.

- Não quero ser hipócrita, Guiñazu e Tinga têm uma história no clube, mas ganhei minha oportunidade e estou jogando. Tomara que não tenha injustiça. Acho que quem estiver melhor vai jogar. Mantendo a regularidade, acho que vou seguir no time – disse, logo após o treino de quarta-feira.

O jogador também voltou a falar que prefere atuar como volante. Na pré-temporada, pediu para não ser utilizado como lateral-direito e cresceu na função de origem.

- Sem ritmo de jogo ali na função, acaba prejudicando. Jogando de volante as coisas ficam mais fáceis - contou. - Desde que dei aquela declaração alguns jogaram pedras, mas eu sabia o que estava fazendo. Vim para ser volante, o Inter tentava me contratar desde 2008. Eu tinha que corresponder na função.

Tinga e Guiñazu, além de Nei estão em fase final de recuperação. Devem estar disponíveis para encarar o Santos, dia 7, pela Libertadores. 

Em treino com ‘cara de Libertadores’, Tinga e Bolatti se estranham Em trabalho de lances ríspidos, Damião retornou da Seleção e fez gol


D'Alessandro treina no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro treina no Beira-Rio
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Carrinhos, empurrões, divididas ríspidas. O treino do Inter realizado na tarde desta quinta-feira foi visando a partida contra o Ypiranga, pelo Gauchão, mas teve mesmo cara de Libertadores. Foi “pegado”, repleto de jogadas de força. Na atividade, Tinga, Nei e Dátolo foram liberados e treinaram normalmente, assim como Dátolo.
Em determinada parte do treino, Bolatti acertou uma bolada em Gilberto. No time de reservas, Tinga reclamou. Ambos protagonizaram disputas rígidas, nessa briga pela posição. Até o técnico Dorival Júnior acabou intervindo, pedindo para apaziguar os ânimos. Colocou um para cada lado.
João Paulo e Tinga, ao fundo, em treino no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)João Paulo e Tinga, ao fundo, em treino no Beira-Rio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Nei iniciou entre os suplentes, mas parecia que nem tinha sido submetido a uma artroscopia no joelho. Correu até o final, com direito a arrancadas, cruzamentos e aproximação com o ataque.
Já o atacante Leandro Damião retornou da Seleção pronto para treinar. Em menos de cinco minutos, fez gol, em chute cruzado. Dagoberto marcou o segundo, após desviar de cabeça cruzamento de D’Alessandro.
O time titular treinou com: Muriel; Elton (Nei), Rodrigo Moledo, Índio (Bolívar) e Kleber; Sandro Silva, Bolatti, Oscar, D’Alessandro e Dagoberto; Leandro Damião (Jô). Guiñazu ainda se recupera de uma torção no joelho e treinou em separado.

No final da atividade, Dorival reuniu o grupo no meio-campo, fez cobranças e orientações. É claro que o time já respira a partida contra o Santos, dia 7, pela Libertadores.