sexta-feira, 2 de março de 2012

AG afirma ter obtido garantias para retomada das obras do Beira-Rio Em nota oficial, construtora diz que 'identificou os mecanismos financeiros' necessários para o projeto de reforma do estádio do Inter


reforma Beira-Rio Internacional obras (Foto:  Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)Obras do Beira-Rio estão paradas há mais de 250
dias (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
A Andrade Gutierrez divulgou nesta sexta-feira uma nota oficial explicando que encontrou os "mecanismos financeiros" necessários para a liberação do empréstimo junto ao BNDES. O comunicado, no entanto, não cita o Banrisul, que vinha sendo a instituição financeira procurada pela empresa para o repasse da verba.

O banco informa que ainda não recebeu uma posição da construtora. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no entanto, afirmou que a construtora deve apresentar as garantias ao Banrisul ainda nesta sexta-feira.

- Ainda não está fechada (a negociação), porque o Banrisul precisa analisar com toda a cautela - avisou.
A Andrade Gutierrez garante a realização da Copa de 2014 no Estádio Beira-Rio e estipula para "breve" a definição da data de assinatura do contrato com o Inter, bem como o cronograma das obras, que estão paralisadas há mais de 250 dias.

Embora reiterando otimismo no acerto, o presidente Giovanni Luigi foi econômico ao analisar a nota da construtora. Ainda está na expectativa pela confirmação oficial do fim do imbróglio.
- A nossa posição é de otimismo, mas precisamos do contrato assinado - afirmou. - Não temos nenhum contato com o Banrisul, a responsabilidade é da Andrade Gutierrez de apresentar as garantias.
Confira a nota abaixo:
Nota à imprensa
A Construtora Andrade Gutierrez confirma que identificou os mecanismos financeiros adequados para o Plano de Garantias perante o BNDES e os agentes financeiros repassadores dos recursos ProCopa.
Estas garantias formais, necessárias para o projeto de reforma e modernização do Estádio Gigante da Beira-Rio, asseguram a execução das obras em tempo hábil para que o estádio sedie jogos da Copa do Mundo de 2014, entregando à torcida colorada, a todo o povo gaúcho e a todos os brasileiros que se encantam com o futebol um projeto digno de seus anseios e expectativas.
Em breve, será definida e informada a data de assinatura do contrato com o S.C. Internacional, bem como o cronograma de obras.
Por que a AG? Por que a demora?
A parceria entrou na vida do Inter devido a uma exigência da Fifa, que pede garantias financeiras de que os estádios-sedes do Mundial terão suas obras concluídas. O clube, que havia começado as obras com recursos próprios, não conseguiu essas garantias com bancos. A direção, então, alinhavou uma aproximação com uma empreiteira, que teoricamente teria acesso facilitado a linhas de financiamento do BNDES. O contrato foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário