quarta-feira, 21 de março de 2012

Na altitude de La Paz, Inter busca empate contra o The Strongest


Por Felipe Silveira
Redação/POA
Fotos: Alexandre Lops
Foi um jogo duríssimo em La Paz, na Bolívia, mas o Inter volta com um ponto importante na bagagem após empatar em 1 a 1 com o The Strongest, na noite desta quarta-feira, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 1 da Libertadores. O Colorado perdia a partida até os 43min da etapa final, quando o atacante Gilberto, que havia entrado no lugar de Dagoberto, igualou o marcador.

Inter, de Dagoberto, lutou até o final no Estádio Hernando Siles
O resultado deixa o Campeão de Tudo na liderança provisória, com sete pontos conquistados em quatro jogos. O The Strongest soma a mesma pontuação, mas é superado no saldo de gols. O Santos tem seis pontos, mas poderá assumir a primeira posição se vencer o Juan Aurich n esta quinta-feira, na Vila Belmiro.
O Inter volta a jogar pela Libertadores no dia 4 de abril, contra o próprio Santos, no Beira-Rio. No dia 19, vai ao Peru enfrentar o Juan Aurich, pela última rodada da fase classificatória.
Altitude de La Paz
O jogo foi disputado na capital boliviana, que está encravada na Cordilheira dos Andes, a mais 3,6 mil metros de altitude. Para minimizar os efeitos do ar rarefeito, o Inter ficou concentrado em Santa Cruz de la Sierra, situada ao nível do mar, até momentos antes do jogo. 
Desfalque de última hora
O meia-atacante Oscar ficou de fora da partida em virtude de uma decisão da justiça paulista, que fixou o restabelecimento do contrato do jogador com o São Paulo, seu clube anterior. Por precaução, o departamento jurídico colorado recomendou que Oscar não fosse escalado, mas estuda entrar com recurso. João Paulo foi o substituto.
Retornos de peso
O Inter contou com o retorno de duas peças fundamentais ao meio-campo: Tinga e Guiñazu, que foram poupados na última partida pelo Gauchão. Por outro lado, D'Alessandro, com uma lesão muscular, desfalcou o time. O Colorado foi a campo com Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Tinga, Guiñazu, João Paulo e Dátolo; Dagoberto e Leandro Damião.
Primeiro tempo movimentado
A ideia do Inter era cadenciar o jogo, para não se expor ao desgaste excessivo na altitude, mas quando a bola rolou no Estádio Hernande Siles, percebeu que não seria fácil manter esta postura. A etapa inicial foi disputada em alta velocidade, com os dois times buscando o ataque. O jogo ficou aberto e os jogadores encontravam generosos espaços em campo para criar investidas no plano ofensivo. O Colorado teve boas chances de abrir o placar, mas também foi ameaçado pelos bolivianos.
A 1min30seg, Nei cruzou para a área e Dagoberto quase conseguiu o desvio de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Inter apostava nos avanços pelos lados do campo a partir da boa movimentação de Dátolo, que aparecia tanto pela direita como pela esquerda para tabelar com Nei e Kleber. Aos 8min, Dagoberto recebeu lançamento e avançou até o interior da área, onde tentou o drible e acabiu sendo foi levemente empurrado pelo zagueiro boliviano. O árbitro, no entanto, preferiu na marcar o pênalti, No lance seguinte, Rodrigo Moledo cortou no último instante o chute de González, evitando a finalização do The Strongest.
Aos 15min, João Paulo enfiou a bola entre a defesa adversária e encontrou Dagoberto, que driblou o goleiro e foi até a linha de fundo. Já sem ângulo, o atacante chutou para o lado, mas a bola cruzou toda a área e saiu pela linha lateral. O time da casa respondeu em seguida, com um chute de Cristaldo que foi defendido por Muriel. Aos 23min, Lima arricou de longe e a bola foi desviada pela zaga para escanteio. Um minuto depois, Dátolo chutou e Cristaldo cortou no meio do caminho.
Damião quase marca
Aos 28min, a melhor chance do Inter até então. Marcado por três adversários, Dátolo conseguiu o passe para Damião, que tentou tirar a bola do alcance do goleiro. A conclusão, porém, foi fraquinha, facilitando a defesa de Daniel Vaca. No lance seguinte, em cobrança de falta, Lima soltou uma pancada que Muriel espalmou para o lado. González tentou aproveitar o rebote, mas foi atrapalhado por Nei. Aos 34min, Kleber cruzou fechado da esquerda e Vaca se atrapalhou todo para fazer a defesa. A bola escapou da sua mão, mas  ele conseguiu se recompor e a agarrou em definitivo. Aos 36min, Dagoberto fez grande jogada pessoal, passou por dois marcadores e tentou o chute. Porém, foi abafado pelo zagueiro.
Lá e cá
Os minutos finais foram emocionantes, coma chances reais de gol para ambos os lados. O Inter chegou com força aos 39min: João Paulo cobrou escanteio e Damião cabeceou com categoria, mas o zagueiro Torrico salvou em cima da linha. Aos 40min, Dátolo alçou para a área, Damião cabeceou para cima e tentou encaixar, sem sucesso, uma bicicleta. Logo depois, González chutou buscando o canto esquerdo, mas Muriel defendeu com eficiência. O The Strongest ensaiou uma pressão, mas o Inter conseguiu se fechar bem até o final do primeiro tempo.
Inter sofre pressão
Logo aos 30seg do segundo tempo, o The Stronges fez 1 a 0. Garcia cruzou da esquerda e Ramallo conseguiu desviar para o gol. Aos 2min, Damião foi novamente derrubado na área, mas o árbitro mandou o lance seguir. Com o gol no comecinho, o time da casa cresceu na partida e criou uma sequência de  boas finalizações. Aos 5min, Cristaldo exigiu grande defesa de Muriel após chute da entrada da área. Mais tarde, Cristaldo, novamente, assustou com um chute cruzado que passou raspando o travessão. No minuto seguinte, Pablo Escobar concluiu perigosamente ao lado do gol colorado.
Aos 12min, o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada de Bolatti no lugar de Guiñazu. Aos 14min, João Paulo cobrou escanteio e Damião cabeceou sobre o travessão. O The Strongest rondava a área colorada, e aos 18min Muriel evitou o segundo gol ao defender o chute de Chumacero do interior da pequena área. Aos 19min, Gilberto e Jajá entraram nas vagas de Dagoberto e João Paulo. 
O Inter tentava chegar ao empate, mas encontrava sérias dificuldades em trocar passes no campo ofensivo. Aos 26min, Kleber lançou para a área em cobrança de falta e o goleiro Vaca afastou de soco. Aos 27min, foi a vez de Muriel trabalhar, evitando que o chute de fora da área de Cristaldo entrasse no canto direito. Aos 29min, Damião cruzou e Garcia quase marcou o gol contra. A bola saiu para escanteio.
O The Strongest catimbava a partida, valorizando cada minuto, mas também não deixava de levar perigo na frente. Aos 38min, Pablo Escobar chutou para defesa providencial de Muriel.
Empate no apagar das luzes
Aos 43min, o Inter chegou ao gol de empate! Nei cruzou, a bola passou pela defesa, e sobrou para Gilberto no interior da pequena área. O atacante errou em bola no primeiro chute, mas insistiu e acertou o segundo arremate, acertando o ângulo esquerdo. Foi o terceiro gol de Gilberto com a camisa colorada. O Inter igualou o marcador no finalzinho do duro duelo na Bolívia e manteve-se no topo do Grupo 1.
"Foi um gol com muita insistência. Mas é assim mesmo. Aos poucos a gente vai mostrando a qualidade", disse Gilberto.
"Aqui é mjuito difícil de jogar. Cansa mesmo. A cabeça pesa. Mas conseguimos buscar o empate, que foi muito importante", avalioun o zagueiro Índio.
"Conseguimos um excelente resultado, mas não tem nada definido ainda", ponderou Tinga.
"A gente sabia que não podia perder aqui. Conseguimos um empate, que fica de bom tamanho. Corremos o jogo todo e fomos presenteados com um gol no final", destacou Nei.
"Resultado acaba sendo bom porque tenos a chance de chegar como primeiro do grupo. O time foi valente e lutou muito", analisou o presidente Giovanni Luigi.
Internacional (1): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Tinga, Guiñazu (Bolatti), João Paulo (Jajá) e Dátolo; Dagoberto (Gilberto) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
The Strongest (1): Daniel Vaca; Torrico, Ojeda, Luis Méndez e García; Chumacero, Lima e Cristaldo; González (Melgar), Ramallo (Sollis) e Pablo Escobar. Técnico: Uber Acosta.
Gols: Ramallo (TS), aos 30seg do segundo tempo, Gilberto (I), aos 43min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Leandro Damião, Tinga (I); Lima, Méndez (TS).
Arbitragem: Omar Ponce, auxiliado por Carlos Herrera e Juan Cedeño (trio equatoriano).
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz (Bolívia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário