domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nota oficial de parceira do Inter nas obras do Beira-Rio preocupa prefeito José Fortunati se mostra surpreso com manifestação da Andrade Gutierrez


obras no estádio Beira-Rio do Internacional (Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)Paralisação das obras já chega a 247 dias
(Foto: Wesley Santos / Ag. Estado)
Passaram-se 247 dias desde a paralisação nas obras de modernização do Estádio Beira-Rio, e o impasse entre Inter e Andrade Gutierrez continua. A construtora, que segue adiando a assinatura do contrato de parceria com o clube gaúcho, no último sábado atribuiu em nota oficial a responsabilidade pelo atraso recente na retomada das obras ao Banrisul, banco estatal do Rio Grande do Sul que pede garantias para liberar o financiamento solicitado pela empresa.
De imediato, o presidente do Banrisul e o governador Tarso Genro rebateram a versão da construtora, que estaria repassando a responsabilidade pelo atraso ao banco. E, no início da tarde deste domingo, o prefeito da capital - José Fortunati - também se mostrou surpreso com a manifestação da Andrade Gutierrez.
Em entrevista ao programa Sala de Domingo, da Rádio Gaúcha, Fortunati revelou preocupação com a nota oficial da construtora.
- A nota da Andrade Gutierrez surpreendeu a todos. Consegui conversar com o presidente Giovanni Luigi (do Inter) somente ontem (sábado), e ele mostrou a mesma surpresa. É uma novidade preocupante. Se já tínhamos questões pendentes e uma expectativa em relação à demora na assinatura do contrato entre Inter e Andrade Gutierrez, indiscutivelmente, a nota publicada nos jornais de sábado coloca pimenta - afirmou, para completar:
- Não será a pressão que fará o Banrisul atender ou não aos desejos da Andrade Gutierrez. O Banrisul depende de regras da direção e de regras nacionais, impostas pelo Banco Central e pela inflação federal, que não permitme ao banco sair emprestando de qualquer forma.
Enquanto isso, com 1/4 das arquibancadas sociais destruídas - o que retira do estádio oito mil lugares por jogo - as obras seguem suspensas, até que o contrato entre Inter e Andrade Gutierrez seja assinado. Escolhido para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, o Beira-Rio é considerado o "único plano" da capital gaúcha para o Mundial - mas lideranças gremistas pressionam para que a Arena, estádio em construção com obras avançadas na zona norte da cidade, entre na disputa.
Na mesma entrevista Fortunati, entretanto, não se disse preocupado com o cronograma das obras. Segundo ele, a progressão do Beira-Rio e das demais demandas de Porto Alegre está "em azul" no ranking de prazos da Fifa.
- Não estamos nem no vermelho, nem no amarelo. Em Natal, por exemplo, a cor é vermelha para as obras. Mas Porto Alegre, com o Beira-Rio e as demais obras, está em azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário